Tendas de Encontros

- Tenda de Encontros -

Durante todo o dia

apresentando os seguintes temas ao público.

Jardim Primavera Escola Waldorf.




A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-emocional-espiritual e, nesse princípio, fundamenta toda a sua prática educativa.
Considera o lado emocional-espiritual como a essência individual única de cada ser humano e o corpo físico como sua imagem e instrumento.
Parte da hipótese de que o ser humano não está determinado exclusivamente pela herança e pelo ambiente, e sim pela resposta que do seu interior é capaz de realizar em forma única e pessoal a respeito das impressões que recebe. Considera que o homem, ao nascer, é portador de um potencial de predisposições e capacidades que, ao longo de sua vida, lutam por desenvolver-se.
A partir de uma visão antropológica, propõe-se uma concepção sobre o homem que abrange todas as dimensões humanas, em íntima relação com o mundo, e que explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos, segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos, denominadas setênios.
Nos primeiros sete anos de vida, educar é permitir à criança exercitar seus sentidos. Para tanto, todas as atividades escolhidas devem considerar o desenvolvimento sensório. A criança no primeiro setênio está integrando sua parte sensorial (visão, audição, tato, olfato, paladar, o órgão de equilíbrio localizado no ouvido interno e o sentido do movimento) ao tronco cerebral, que é a parte mais primitiva do cérebro.
Todo processo vivo de aprendizagem deve respeitar e fomentar um ritmo adequado. Por isso, consideramos fundamental a alternância sadia e equilibrada entre concentração e expansão, entre atividade intelectual e prática, entre esforço e descanso, entre recordação e esquecimento. Assim se planeja, o mais cuidadosamente possível, tanto a prática educativa anual, mensal, semanal e diária, como também cada uma das horas de aula, a fim de conseguir um ritmo adequado ao saudável desenvolvimento.
Quanto mais a criança correr, pular, balançar, rodar, cambalhotar, rolar, engatinhar, sentir sua pele por todo corpo, cheirar o que é natural, comer o que é “orgânico”, tocar em materiais provindos diretamente da natureza (pedra, concha, semente, algodão, juta, cortiça, madeira, etc), ouvir a voz humana, o canto dos pássaros, o barulho da água que corre nos riachos, o vento batendo nas folhas, mais e melhor ela estará se formando, se reconhecendo e tomando conhecimento de um mundo verdadeiro.



Escola Waldorf Jardim Primavera,
mantida pela Associação Jardim Primavera.
Rua Albino Alexandrino dos Santos, 50 - Bairro Itaguá,

Ubatuba – SP.
Contato: (12) 3832-1445 begin_of_the_skype_highlighting            (12) 3832-1445      end_of_the_skype_highlighting / 8127-5654

www.jardimprimavera.com.br
email: escola@jardimprimavera.com.br




Orlando Rivero
Consultor en diseños sustentables para America Latina.
Tel Brasil: 00 55 88 99340148 begin_of_the_skype_highlighting            00 55 88 99340148      end_of_the_skype_highlighting
Tel Venezuela: 00 58 286 9525138 begin_of_the_skype_highlighting            00 58 286 9525138      end_of_the_skype_highlighting
Trechos do Documentario Brasil Organico!!!! http://organicobrasil.blogspot.com